quarta-feira, setembro 02, 2009

Os Parasitas do Estado e o nosso Futuro.



Duas notícias econômicas, de hoje, confirmam o que temos dito aqui, sistematicamente: o crescimento irracional (aparelhamento) do Estado pelo governo petista e suas consequências.

A primeira refere-se ao constante e irresponsável aumento dos gastos com pessoal e encargos. Em 2003, no primeiro ano do governo Lula esses gastos eram de 79 bilhões. Em 2009 eles atingirão 155,6 bilhões, ou simplesmente 97% a mais. Não satisfeitos, o orçamento de 2010 indica que eles subirão para 169,4 bilhões, uma evolução de 114,4% em 7 anos! Se isso significasse um aumento da eficácia do serviço público em benefício da população seria ótimo. Mas, não é o caso. Basta constatar que nada mudou em qualquer serviço prestado pelo governo. É o mais puro aumento da burocracia inútil e parasita. É a mais descarada criação de cargos para os incapazes sindicalistas: “os amigo cumpanheiro”. Quer a prova? Pergunte a qualquer funcionário público concursado e responsável o que está acontecendo...

O parasita-mór: Lula – o iletrado - enviou ao Congresso dez projetos que criam simplesmente mais 40 mil cargos públicos! Com um impacto anual de 1,4 bilhão! Segundo o deputado Arnaldo Madeira, foram criados mais de 212 mil cargos e funções comissionadas desde 2003.

Isso, sem contabilizarmos os aumentos de pessoal ocorridos no Legislativo e no Judiciário, inclusive a vergonhosa criação de mais 7 mil cargos de vereador, aprovada recentemente pelo Congresso,.

A segunda notícia, alarmante, dada pelo economista Fabio Giambiagi - especialista em previdência social - nosconta de que nas próximas semanas será votado um substitutivo a um dos projetos do senador petista Paulo Paim, que se aprovado, simplesmente comprometerá o cenário fiscal a ser enfrentado por nossos filhos quando tiverem a nossa idade!

Segundo Giambiagi, é difícil esperar visão de longo prazo de uma das legislaturas mais lamentáveis da história do nosso Parlamento. E essa falta de sensibilidade acerca das conseqüências futuras dos atos praticados hoje são avalizadas pelo também irresponsável Executivo! E sem que uma única conta tenha sido apresentada mostrando o dramático impacto das medidas. Os projetos do senador são tão absurdos, tão divorciados de qualquer cuidado com o rigor matemático, tão acintosamente despojados de preocupação com a sua consistência, tão evidentemente pautados pelo objetivo eleitoreiro, que propostas alternativas acabam ganhando, comparativamente, ares de moderação.

Mas podem estar certos, nós e nossos filhos pagaremos caro por essas irresponsabilidades!

Os gastos do governo com pessoal ultrapassaram o patamar de 5% do PIB na atual gestão. E isso é muito!

Se há um local que parece desconhecer crises, esse local é Brasília.

Como bem diz o economista Rodrigo Constantino, os governos não seguem a lógica do mercado, ou seja, eles não dependem da satisfação dos cidadãos-consumidores para sobreviver. Afinal, eles não recebem através de trocas voluntárias, mas sim da coerção dos impostos. E é justamente por isso que os serviços mais ineficientes são aqueles oferecidos pelos governos.

Para piorar, essa ineficiência não é punida com o prejuízo e a falência como na iniciativa privada, mas ao contrário, acaba premiada com novas verbas. O orçamento para as repartições públicas é indiretamente proporcional à sua eficiência. Quanto pior for o serviço prestado, melhor a justificativa para demandar mais recursos, sob o pretexto de sobrecarga de trabalho.

Com isso, a arrecadação de impostos dos governos cresce sem parar, e em breve chegará à cifra fantástica de um trilhão de reais! Para o ano que vem, estão previstos mais de R$ 850 bilhões. Os governos, em especial o atual, são enormes parasitas, que sugam os recursos, dos cidadãos, com uma fome insaciável. Certamente estamos chegando a um ponto de ruptura, onde a sociedade produtiva, para sobreviver, precisará dar um basta à essa casta parasita e privilegiada que vive do perdulário e ineficaz Estado.

Nenhum comentário: