sexta-feira, dezembro 21, 2007

Feliz Natal e um resistente Ano Novo!


Zenão de Cicio (335 – 264 a.C.) um cipriota que por volta de 313 a.C. mudou-se para Atenas, foi o fundador do estoicismo. Sua escola filosófica tomou o nome do local onde ele, normalmente, fazia suas preleções: o stoa ou pórtico. Uma colunata aberta, que rodeava muitos edifícios gregos antigos.

Como Lao Tse, Zenão viveu numa época de generalizado declínio moral e político A autoridade da cidade-Estado grega estava se deteriorando e a influência dos costumes sociais e religiosos estava se enfraquecendo.(alguma familiaridade?)

Diferentemente do que, modernamente, se define como estoicismo (resignação diante do sofrimento, da adversidade, do infortúnio; ou ainda a simples aceitação do destino), Zenão definiu, em termos gerais, a natureza como “o modo pelo qual as coisas funcionam” e sabedoria significava agir de acordo com as leis naturais.
Para os estóicos, a primeira lei da natureza era: a resistência às devastações da vida – doença, envelhecimento, pobreza, dor e morte. A coisa inteligente a fazer, segundo Zenão, não era negar essas realidades, mas encontrar um meio de viver com elas.
Assim, a segunda lei era: como tão grande parte do que lhe acontece está fora do seu controle, mude o foco para a única coisa que está ao seu alcance – a sua atitude. Em outras palavras, a essência da felicidade é uma questão da mente acima da matéria.

Aos meus amigos e leitores Feliz Natal e um resistente Ano Novo!

4 comentários:

Saramar disse...

Querido amigo, nada mais atual que falar em estoicismo, na correta visão deste conceito.
Flanado na natividade do Cristo, comentei sobre a coragem que Ele ensinou e praticou.
É o que precisamos, você está certo: resistir. Mais do que nunca.

beijos.
Feliz natal a você e aos seus.

Unknown disse...

Oi Free,
Feliz 2008 pra você também!
Que seu ano seja um ano de sucesso, vitórias, dinheiro, amor e muita alegria.
۫Beijo

Anônimo disse...

Free, vim lhe desejar felia ano novo e, como você disse, muito resistente.

Que todos os dias de 2008 sejam de luz em sua vida.

beijos

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.