terça-feira, fevereiro 20, 2007

Conselho aos Jovens


Neste mundo onde a inversão de valôres é dramática e encontra-se justificativas para quase tudo, é sempre bom ouvir regras simples e de bom senso.

Na verdade, era o ensinamento dos nossos pais e professores (e, via de regra) o que prevalecia naturalmente para as gerações de jovens até os anos 60 e 70.

Hoje, o que não falta são as justificativas e as lamentações para o fracasso e para a vagabundice.
Se você não é um parasita, não pretende trocar a sua dignidade e potencial escondendo-se na mediocridade e na malandragem de um emprego público, estas regras certamente serão úteis a você.

São atribuidas a uma palestra de Bill Gates - o famoso presidente da Microsoft - à estudandes secundáristas de uma escola pública nos Estados Unidos.



Leia, reflita e faça bom uso...


1:
A vida não é fácil acostume-se com isso.

2:
O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

3:
Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.


4:
Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.

5:
Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.


6:
Se você fracassar, não é culpa de seus pais. E, não lamente seus erros, aprenda com eles.

7:
Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora.Eles ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos". Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, limpe o seu próprio quarto.

8:
Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido: RUA !!!
Faça certo da primeira vez.

9:
A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10:
Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

11:
Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.



A pintura é "O flautista" de Cândido Portinari, de 1934.

2 comentários:

Santa disse...

Auto-ajuda, enquanto o mundo desaba em nossas cabeças.

Bjs

Saramar disse...

Menino, isso deveria ser a bíblia dos jovens porque a vida é exatamente assim.
Algumas coisas parecem ter sido escritas para nosso país, em especial para nossas autoridades que privilegiam os fracasados.
Excelente, meu querido amigo.

beijos