terça-feira, outubro 13, 2009

O quadrado mágico.



É assim que o Governo Federal alcunhou os quatro integrantes do “Programa de Educaçãoque estará sendo completado com a adoção de um uniforme padrão para todos os alunos das escolas da rede pública do País.

Os três lados existentes são: o programa de livros didáticos, o ônibus e a merenda escolar. Aliás, cada uniforme, cujo custo está estimado em R$100 / unidade, deverá ser fornecido para até 50 milhões de estudantes que integram a rede pública.

Quando, sabidamente, nas escolas públicas a principal deficiência do ensino fundamental e médio é a sua qualidade, parece-nos absolutamente supérfluo, além de um enorme desperdício gastar-se R$5 bilhões/ano para "padronizar" os estudantes. Fora, obviamente, que essa encomenda resultará em uma nova derrama de dinheiro público extremamente útil ao financiamento de campanhas governamentais.

Qualquer cidadão, medianamente esclarecido, sabe que esse volume de recursos seria bem melhor empregado na qualificação e no salário dos professores...

Além disso, seria também melhor empregado na correção dos atuais livros didáticos onde se encontram não só erros absolutamente grosseiros, como também, propositais, tendo como objetivo a mais deslavada doutrinação marxista nas escolas.

O excêntrico da decisão do Governo é a comunicação de que os grandes beneficiários do programa estão na "tecelagem" e no número de empregos que irá criar. Para dar um tom nacionalista ao Programa do Uniforme, poderão participar da "concorrência", empresas brasileiras.

É, realmente, um quadrado mágico onde vão se juntar propaganda política (ano eleitoral), corrupção em alta escala, menosprezo à qualidade de ensino e aos professores. A idéia básica, além dos benefícios eleitorais, é a de criar cidadãos para servir ao Estado, e não o Estado servir aos cidadãos. Não esqueçamos, finalmente, que todos nós pagaremos a conta.

* O artigo está baseado no "comentário do dia" de Arthur Chagas Diniz do INSTITUTO LIBERAL. Está significativamente alterado pelo Freeman.

Nenhum comentário: