terça-feira, junho 30, 2009

Honduras, quem deu o golpe?



O presidente deposto, depois de eleito pelo partido liberal tornou-se chavista.
Tendo em vista a eleição de novembro, propôs alterar a constituição do país para concorrer à reeleição. A proposta foi rejeitada pelo Congresso local. Ignorando o Congresso e as normas do sistema representativo (pelo qual foi eleito) o presidente resolveu convocar um plebiscito, uma consulta “direta as ruas”. Tal convocação foi considerada ilegal por todos: do Ministério Público, ao Superior Tribunal Eleitoral e o próprio STF hondurenhos. O presidente Zelaya simplesmente ignorou a todos e manteve o plebiscito.

O amigo Chavez, da Venezuela, mandou confeccionar as cédulas, as urnas e as enviou para Tegucigalpa, numa intervenção simplesmente alarmante nos assuntos internos de Honduras. E ainda insultou as autoridades constituídas do país. O presidente Zeyala ainda teve a ousadia de ir receber pessoalmente, no aeroporto, o material enviado por Chavez, e o distribuiu através de uma frota de táxis contratados...

Em vista disso, o Supremo Tribunal Federal de Honduras determinou a prisão do presidente e deu posse ao presidente do Congresso, na forma da Constituição. Apesar das notícias não estarem claras, perguntamos: Quem, afinal,foi o golpista em Honduras?



Comentário do dia 29/6 do Instituto Liberal – por Roberto Fendt.

Um comentário:

Saramar disse...

Caríssimo Freeman, bem ao estilo em moda na AL, estes jurássicos tiranetes estão proliferando como a peste. As instituições democráticas de Honduras reagiram à altura do já manjado (se me permite a palavra) golpe do "referendo popular". O golpe foi dado pelo novo chavista. E este se deu muito mal. É um verdadeiro exemplo para o restante do continente.

beijos